A segunda lista de Janot, que vem sendo vazada metodicamente de forma a socializar os prejuízos dentro de toda a comunidade política  - como se o “novo” fosse a comprovação de que todos os Partidos tem vínculos com  financiamentos ilegais de campanha- repõe no cenário jurídico nacional, de forma enviesada, uma questão que foi alvo de  grandes debates no  primeiro terço século passado: quem é, de fato, o guardião da Constituição no nosso sistema jurídico? Ao divulgar sua lista, o Procurador Janot comunicou que a “democracia estava sob ameaça”, colocando a sua instituição “em guarda” e em vigilância contra  esta ameaça.

A célebre conferência de Kelsen, na Associação dos Constitucionalistas Alemães, sobre "A natureza e o desenvolvimento da Justiça Constitucional" (instituída na Constituição Austríaca de 1920), trouxe as bases da concepção positivista-normativista do grande jurista -aperfeiçoada nos debates a partir de 1929-  através da qual ele define quem deveria ser "o guardião” da Constituição", polêmica já aberta na Revolução Americana por Alexander Hamilton, em 1787, defendendo que  este papel caberia ao Poder Judiciário.

A lista completa dos vídeos pode ser acessada no link:

Tema controverso nos ambientes jurídico e político, o possível excesso de protagonismo do Poder Judiciário vai nortear um importante debate que ocorrerá em São Paulo, na próxima semana. O seminário “O ativismo político do judiciário e suas implicações sobre os regimes democráticos contemporâneos” é o primeiro evento realizado pelo Instituto Novos Paradigmas (INP) na capital paulista.

O Instituto Novos Paradigmas, criado pelo ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, promove nesta quinta-feira (27),às 18h30min, um debate sobre a “Judicialização da Política no Brasil: a polarização da disputa nas eleições presidenciais”, que é tema do livro do advogado Paulo Petri. O evento marca o lançamento da obra em Porto Alegre. Além de Petri e Tarso, também participa do evento o cientista político Geraldo Tadeu Monteiro.

contact

Contato

Gostaria de mais informações sobre o Instituto Novos Paradigmas? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.

E-mail*

Invalid email address.

Assunto*

Please type your full name.

Mensagem*

Entrada Inválida





Endereço
Rua Manoelito de Ornellas, 55 - sala 503. Bairro Praia de Belas. Cep: 90110-230. Porto Alegre-RS.